JORNAL FOCO SINDICAL

Encontro do Audiovisual e Mídia entre Beijing e Brasil

No dia 25 de junho de 2019, no Rio de Janeiro, foi realizado o Encontro do Audiovisual e Mídia entre Beijing e Brasil promovido pela Administração de Radiofusão e Televisão de Beijing com apoio do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a presença de mais de 90 profissionais da indústria audiovisual, cinematográfica e televisiva de Beijing e do Brasil. A divulgação do evento entre as produtoras brasileiras foi realizada pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente.


Evandro Tiziano, membro da AERJ – Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro, disse que a cooperação entre Bejing e Brasil é uma preciosa oportunidade para os cidadãos do Rio de Janeiro conhecerem a cultura chinesa.


O diretor do Departamento de Comunicações do Comitê Municipal de Beijing do Partido Comunista da China, Du Feijin afirmou que o intercâmbio cultural entre Beijing e Brasil vem se desenvolvendo no decorrer da história, citando a transmissão da telenovela A Escrava Isaura, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e do samba. Em 1986, Beijing e o Rio de Janeiro assinaram um acordo de irmandade, promovendo a amizade e o intercâmbio entre as duas cidades.
A vice-cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Xiaoling Chen complementou mencionando a cooperação entre os dois países também no setor econômico. Ela expressou como Beijing atua como centro cultural e possui fortes recursos cinematográficos e televisivos, assim como o Brasil.


Estiveram presentes também a especialista em regulação da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Renata Pelizon; a produtora executiva da Rio2C – Rio Creative Conference, Susana Campos; o assessor especial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pablo Fernanddez; executivos de canais brasileiros como o Diretor Geral do Canal Brasil, André Saddy e importantes nomes da produção brasileira e chinesa.
Os profissionais brasileiros e chineses presenciaram a assinatura do MOU – Memorando de Entendimento com as intenções de colaboração mútua entre os mercados. O acordo foi assinado pela Capital Radio & TV Program Producers Association representada pelo presidente Liu Yanming e a BRAVI representada pelo conselheiro federal Mário Nakamura.

Fotos : Divulgação/ assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *